quinta-feira, 7 de abril de 2011

Segunda semana de trabalho

Assim como havia sido planejado, durante a segunda semana de trabalho, o grupo continuou a discutir e analisar novos projetos que possam contribuir para a melhoria do dia a dia de todos. Novos projetos alem dos anteriormente descritos, foram analisados, contudo todos eles descartados por falta de viabilidade técnica e/ou econômica.
Após muito debate e profundas análises sobre os projetos apresentados na semana anterior (O sistema automatizado para abertura e travamento de escaninhos; o sistema de detecção de falhas em processos de montagens manufaturadas; E o sistema de fechamento automático para portas de refrigeradores em caso de falha humana), o grupo optou por descartar a ideia de desenvolvimento do sistema de detecção de falhas em processos de montagens manufaturadas, pois sua execução exigiria elevados investimentos, os quais, não podem ser arcados no momento.
As opções restantes foram exaustivamente estudadas. Durante o processo, ficou evidenciado que a necessidade de conhecimentos avançados em programação de computadores, para o desenvolvimento do o sistema automatizado para abertura e travamento de escaninhos, era irreal. Dois professores de programação de computadores do CEFET-MG e um graduando em Engenharia da Computação afirmaram que o programa a ser escrito é suficientemente simples para ser feito por alunos com conhecimento de PCI (programação de computadores I). Embora evidentemente não deixe de ser um desafio para os alunos e uma excelente forma de agregar novos conhecimentos à disciplina em questão.
Acerca do projeto de um sistema de fechamento automático para portas de refrigeradores em caso de falha humana, as hipóteses anteriores foram confirmadas: a inconveniência de se trabalhar com um objeto demasiadamente grande e a necessidade da aquisição de um refrigerador para testes. Além disso, percebemos que fazer com que a porta da geladeira feche com velocidade adequada sem colocar em risco a segurança do usuário e a integridade física do produto, poderia ser um grande problema a ser resolvido.
Contrapondo pós e contras, escolhemos o que batizamos de SEPATE (sistema eletrônico para abertura e trava de escaninhos), como primeira opção de projeto. A escolha teve ainda como motivação o fato de se tratar de uma trabalho mais interessante. É importante ressaltar, que a segunda ideia não foi completamente descartada, mas sim, colocada como "plano b".
Ainda durante esta semana iniciou-se uma breve pesquisa sobre custos do projeto e novas discussões sobre como arrecadá-los.

Um comentário:

  1. Boa escolha. Agora escrevam o que decidiram em forma de início de projeto, ou seja: para o momento precisamos discutir o texto escrito para situação-problema, objetivos gerais e objetivos específicos.

    ResponderExcluir