segunda-feira, 23 de maio de 2011

Evoluçao

Esta semana o grupo CDHR deu o que consideramos o mais importante passo no desenvolvimento do SEPATE. 

Como havia sido relatado em postagens anteriores, o maior desafio do grupo consistia em encontrar um meio de realizar a interface entre o controlador do Hardware (computador) e o próprio hardware. Com a benevolência de Daniel Alves, aluno do 10º período do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), conseguimos chegar a uma solução tecnicamente simples e economicamente viável.
Assim como havíamos “desenhado” o software ao construirmos o fluxograma, desenhamos o circuito que deve ser montado, visando tornar claros os procedimentos a serem adotados e os materiais a serem adquiridos. 

 Por hora, estamos de posse:
- De um protoboard (que facilitará muito a montagem do circuito);
- De alguns resistores;
- De um cabo de conexão com a porta paralela (que foi cordialmente cedido por Bruno Lobato, aluno do curso técnico de edificações e responsável pelo suporte técnico do DECOM do CEFET-MG).

Além dos dois nomes já citados neste post, recebemos também o apoio de Maurício Ferrari, professor de eletroeletrônica e de André Paim Lemos, doutor em aprendizagem de máquina e inteligência computacional, professor de programação de computadores do CEFET-MG. Estes se despuseram auxiliar na montagem do circuito e do software respectivamente. 

Por tudo isso, manifestamos publicamente, através deste blog, o contentamento do grupo com o apoio que estamos recebendo e agradecemos com veemência as colaborações feitas pelas pessoas citadas acima.


Na realidade, podemos afirmar que esta foi realmente uma semana de vitórias para o grupo, pois grandes avanços além do relatado foram alcançados. Porem os demais permanecerão em segredo ate a próxima semana. Se você está gostando de acompanhar o nosso projeto, fique atento ao nosso próximo post. Grandes surpresas estão por vim!!!

Imagem meramente ilustrativaClick para ampliar

Um comentário:

  1. Mas este grupo está ótimo. Trabalhando e rendendo frutos. Isso é que é trabalho em rede.

    ResponderExcluir