segunda-feira, 30 de maio de 2011

Vitória!!!

Como prometido esta semana temos boas surpresas para os nossos assíduos leitores. 

Após a elaboração do circuito para interface computador-hardware, com ajuda de Daniel Alves, fizemos um levantamento dos componentes necessários para sua montagem. Concluída essa etapa, fomos às compras! 

Acreditando que nossos produtos seriam facilmente encontrados nas dezenas de lojas de eletrônica no centro da cidade, partimos em direção a elas. O que imaginávamos ser uma rápida busca por preços baixos era na verdade uma missão quase impossível. Um dos equipamentos necessários, apesar de muito utilizado, parecia ter sumido do planeta naquela segunda-feira. Após intermináveis quatro horas andando nas proximidades do mercado central, com sol a pino e com direito a uma quase morte por atropelamento de ônibus, conseguimos, depois de procurar em mais de quinze lojas, encontrar o produto desejado. Vitória!!! 

Com todos os componentes em mãos, fomos para a fase de montagem. Reunião as 5:00 da manhã e por volta de 12:30 da quarta-feira, 25 de maio, circuito pronto! 

Embora tudo parecesse mais fácil agora, como já havia nos alertado o Engenheiro Aeroespacial norte-americano Edward Murphy, “Se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará"! Chega a hora de testar a montagem. Por razoes cujas quais não sabemos precisar, o circuito construído não funcionou como deveria: o solenoide (fechadura) não obedecia aos comandos do computador. Foi feita a revisão do circuito, nenhum erro depurado. Fenômenos elétricos fisicamente inexplicáveis (pelo menos para estudantes do primeiro período de Engenharia Mecânica).   

Restaram a nós duas opções: sentar e chorar ou desenhar outro circuito. Após analisar cuidadosamente cada uma delas concluímos que a primeira não nos levaria a lugar algum. Decidimos então partir para um novo projeto de interface utilizando os mesmos materiais do protótipo anterior, apesar de isso, à primeira vista, ser tão produtivo quanto sentar e chorar, pois nesse momento nossas esperanças tendiam à zero. 

Dois dias depois, n! circuitos montados e testados, e finalmente chegamos a montagem perfeita! 
Incrivelmente parecido com o circuito projetado e que não deu certo, dessa vez tudo funcionou perfeitamente bem (também não sabemos explicar porque dessa vez deu certo e da outra não). Estamos demasiadamente felizes com a conquista. Vitória (2)!!! 

Com mas essa etapa de relevância extrema para o projeto concluída, iremos agora investir um pouco mais de tempo e esforços na construção do software, que ate agora vem sendo feita a passos de tartaruga.
A partir de agora, é provável que nossas postagens aqui no blog tomem nova forma: ao invés de nomes de componentes eletrônicos e fotos de circuito, vocês passarão a ver mais sobre classes e funções Java e prints de linhas de código! 

=D
Montagem da interface
Quarto se transforma em laboratório de eletrônica para a montagem do circuito.
Teste do circuito já pronto


Nenhum comentário:

Postar um comentário